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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CHIA


A chia é uma semente mágica com propriedades nutritivas especiais para as avese humanos.

      A chia (Salvia hispanica L.) é uma pequena semente de forma oval (2 mm de comprimento) e é um super-alimento antiquíssimo de cor acastanhada clara e oriunda da Colômbia e México, onde a sua composição especial e as suas propriedades benéficas para a condição física foram detectadas já há centenas de anos. Durante séculos as sementes nutritivas da chia formaram o alimento base dos Índios indígenas do sudoeste da América.
     Chia é a palavra Maia para designar força. As sementes eram utilizadas por estas culturas como alimento de mega-energia. Os mexicanos costumam dizer que uma colher das sementes é o suficiente para sustentar uma pessoa por 24 horas. E isto tudo porque elas possuem cinco vezes mais cálcio que o leite, duas vezes mais potássio que as bananas, três vezes mais anti-oxidantes que as famosas uvas-do-monte, três vezes mais ferro que o espinafre. São uma fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais de que precisamos. São também mais ricas em fibras do que a aveia e contêm mais ómega 3 que a linhaça.
     Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica é momentaneamente redescoberta pelos nutricionistas e está ganhando rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.
A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém factores anti-nutricionais, factores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem tratamento de calor preliminar. Factores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de actuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça de tal modo que os pássaros a ingerem com mais apetite.
     A chia contém não menos do que 23 % de ácidos gordos poli insaturados, dos quais 18 % sob forma de ácido linoleico. Com isso é a semente com o mais alto teor de ácidos gordos ómega-3 no mundo vegetal. Os ácidos gordos omega-3 são ácidos gordos absolutamente indispensáveis para o Homem e para os animais; entre outros aumentam a resistência contra doenças e têm propriedades anti inflamatórias. Além disso o óleo da chia é rico em antioxidantes naturais (e.o. ácido clorogénico e ácido cafeico). Assim, o óleo da chia tem uma forte actividade antioxidante e impede a oxidação das gorduras (= ranço). Isto explica a razão pela qual os ácidos gordos omega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega-3.
      A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.
      A chia é também uma boa fonte de proteínas de alta qualidade com um excelente padrão de aminoácidos. Também é rica em minerais (e.o. 0,65 % de cálcio, um valor muito mais alto do que na maior parte das outras sementes).

12 comentários:

  1. Nosso atendimento é feito via email no endereço que esta no cabeçalho do BLOG: vendas@sementes-oraci.com.br

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  2. qual a diferença entre a farinha e o grão de chia ?

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    1. Única diferença que um esta no seu estado natural e a outra é moída.

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  3. como usar,alguns dizem pra coloca-la em um copo com agua e deixar por uma hora,e depois consumir,outros tomam direto e depois bebem agua,quero saber como ingeri-la corretamente,pois tenho interesse de perder peso e ñ ganha-lo,ja sou consumidora da chia.obrigada.

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    1. Para perda de peso o aconselhável é fazer conforme esta no video de MODO DE USO do blog e deixar de 30min a 1h na geladeira: Exemplo: Eu faço minha CHIA as 10h e tomo as 11h e almoço ao meio dia.

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  4. Tomar ela em capsula tem o mesmo efeito da forma como explica no vídeo?

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  5. Quero saber se estas sementes se prestam para a culinária, como por ex. a confecção de pães, sem perda das suas propriedades.

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  6. Como faço para adquirir sementes para uso pessoal? 1hg inicialmente.

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  7. como faço para adquirir o produto.

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  8. Olá. A semente de chia pode ser levado ao fogo, por exemplo, cozida com a massa de pão, ou colocada em alimentos quentes, como sopas, feijão, massa com molho, etc? Não haverá perda de nutrientes? Grato pela atenção

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  9. Bom dia,

    A sua produção é nacional???
    Grata, Monica Matos

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